Monday, November 19, 2007

Dia 7 - Intencionalmente! Palavras temperadas!


Somos chamados para juntos alcançarmos outros.

"Sejam sábios no procedimento para com os de fora: aproveitando ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um." Colossenses 4:5 -6

O Amor preocupa-se com o destino dos outros.

Eu me lembro de uma analogía que ouvi a muito tempo, de minha sábia mãe. Logo voces saberão por que ela me contou a estória. Criança as vezes fala de mais. Ela me contou a estória de um homem que pegou um travesseiro de penas que pertencia a um amigo. Esse amigo o tinha ofendido, e como revanche da situação, este homem subiu no alto de uma árvore, abriu o travesseiro e soltou todas as penas pelo ar.
Depois de haver esclarecido a situação com seu amigo e entender que tudo não passava de um mal entendido. Esse homem se empenhou a ir pelo caminho, recolhendo cada pena. Ele não havia levado em conta que o vendo a seu tempo, havia também carregado penas para muito longe dali, e por muito tempo, quando ele pensava ter esquecido do ocorrido e alcançado o perdão de seu amigo, ele se deparava com uma peninha, lá longe, que o fazia lembrar de seu ato impensado.

Amados, a lição nessa estória vai de encontro a passagem Bíblica que lemos acima “O seu falar seja sempre agradavel e temperado com sal” Ao meu ver, palavras são como as penas que aquele rapaz soltou ao vento. Ele nunca pôde ver o fim de uma ação impensada. Quando falamos algo, especialmente a respeito de alguém, que as nossas palavras sejas agradáveis e temperada com sal, e não apimentadas. É muito difícil aplicar este conceito em nossas vidas. A fofoca, o falar demais, a difamação… são coisas que fazemos e muitas vezes nem pensamos.
Já percebeu que quando nos juntamos num grupinho, alguém tem sempre alguna coisa “quente” para compartilhar? E sempre é apresentado assim: "Voces não vão acreditar nisso!"Eu mesma sou culpada disso.
Outro conceito maravilhos que tem me servido muito é o das três perguntas: Antes de falar alguna coisa, busco fazer essas perguntas e muitas vezes elas me ajudam decidir se devo mesmo dizer o que penso ou não:

1)É verdade?
2)Vale a pena?
3)Vai edificar?

Muitas vezes a informação é verdadeira, mas nem todas as informações têm que sair da nossa boca. As vezes é melhor nos calarmos e deixar o “dono da noticia” compartilhar;

Muitas vezes é até verdade, mas não vale a pena se colocar num problema tão grande por algo tão pequeno. Há sabedoria em calar-se muitas vezes;

Muitas vezes não sabemos se a informação é verdade, sendo assim não vale a pena falar e com certeza não vai edificar em nada. Nesse caso, é melhor não falar.

Tenhamos em mente também que estamos onde estamos para ser sal da terra e luz do mundo, portanto devemos cuidar, pois talvez somos chamados para levar o evangelho a alguém e se já temos o hábito de ter o nosso falar desagradavel, como levaremos a palavra de DEUS com credibilidade?

Isto é algo para se pensar. Deus já sabia que essa área seria difícil, por isso que o livro de Tiago todo discute o assunto da lingua, do falar, e o que DEUS diz a respeito!

Assim com o apostolo Paulo diz: Não que eu tenha alcancado tudo isso… eu faco minhas as suas palavras. Eu ainda tenho muito que aprender nessa área, mas fico feliz que juntos possamos crescer e chegar mais perto do que DEUS quer que sejamos.

No amor de Cristo,
grace fragoso
Equipe Teia de Oração- USA

No comments: