Thursday, October 4, 2007

A vida exemplar cristã: deveres para com os não crentes e para com as autoridades


“Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos, como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.” I Pedro 2:11-17.

O Senhor nos chama de raça eleita, nação santa, povo da propriedade de Deus, povo escolhido. Não apenas Ele, mas o mundo espera ver em nós um comportamento diferente, exemplar, estamos todos misturados, mas devermos agir como escolhidos, separados, ser identificados em meio à multidão como filhos e servos do Deus Vivo. E é assim que tem sido para muitos, àqueles que possuem o caráter de Cristo são automaticamente percebidos, e as pessoas precisam e esperam ver esta diferença nos cristãos, buscam em nós a verdade, a amizade, o amor, palavras de consolo, de sabedoria, mansidão, coisas que só a Presença de Deus pode expressar.

A palavra do Senhor na citação acima nos diz que com esta conduta, com nosso testemunho, faremos emudecer a ignorância dos insensatos. Para tanto é necessário abstermos das coisas da carne e buscarmos mais e mais as coisas do espírito, afinal de contas, somos Templo do Espírito Santo de Deus e é a Sua Presença que deve ser refletida em nós.

Amados, a começar em mim, que possamos levar o Amor de Cristo onde quer que estejamos, e se for preciso, só se for extremamente necessário, usemos de palavras.

Oração: Pai amado dá-nos o discernimento necessário para entender e viver cada vez mais a tua palavra em nossas vidas, que possamos refletir o Teu amor e a Tua verdade. Queremos ser apenas instrumentos em tuas mãos, dignos de sermos reconhecidos como servos Teus, fica conosco, molda-nos, eu te peço em nome de Jesus. Amém.

Mônica Duquini
Equipe Teia de Oração
Recife - Brasil

No comments: