Sunday, October 21, 2007


“Todos estes morreram na fé, sem ter obtido promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. [...] Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” Hb 11:13, 16

“Esta aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”.
Jr 31:33, 34

Creio que todos nós sentimos saudades de um mundo perfeito que nunca chegamos a conhecer. Todos temos uma resistência natural contra o sofrimento. Lá no fundo, sabemos que, quando experimentamos a dor, algo errado está acontecendo. É como se tivéssemos a consciência de que há uma realidade que desejamos sem tê-la experimentado antes. Falta alguma coisa, há algo de estranho nesse mundo. Não pode ser só o que vemos com nossos olhos mortais. É o que afirma o sábio: “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez” Ec 3:11.

Isso que chamo de “saudade surreal” é uma denúncia persistente de nosso sentimento de inadequação neste mundo imperfeito. Está lá, dentro de nós, esperando algum momento de silêncio para se tornar consciente. Talvez muita gente viva de forma intensa exatamente para não ter de ouvir essa “voz”, que só se ouve no silêncio da reflexão. O autor do livro endereçado aos hebreus diz que somos peregrinos e estrangeiros nesta terra, buscando uma pátria celestial. Quem vive neste mundo suspirando por essa pátria superior é o tipo de gente qual Deus não se envergonha. Deus concorda que muita coisa ainda precisa ser mudada.

“Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir” Hb 13:14.

Equipe Teia de Oração
Adriana

No comments: