Thursday, July 19, 2007


Salmo 4 – Confiança em Deus, na angustia


"Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericordia de mim e ouve a minha oração" Salmos 4-1

Muitas pessoas poderiam dar uma resposta pessoal do que seria angústia, e diriam é um "sentimento que acompanha o homem desde seu nascimento até a morte em todas as situações da vida; a angústia é companheira do ser humano. A angústia é uma das mais fortes opressoras da humanidade, é um sentimento da alma que pode atacar na mesma medida tanto o rei como o mendigo. Angústia é uma emoção que pode ser abafada mas não desligada. O homem natural não pode se desviar nem escapar dela. Na verdade existiram e existem pessoas de caráter forte que, com sua determinação, se posicionam obstinadamente diante da angústia, mas elas também não conseguem vencê-la totalmente. Podemos tentar ignorar a angústia, mas não escaparemos de situações dolorosas".
Mas diante de tudo isso que ouvimos existe um Deus que nos acompanha, que ouve nossa oração, que se preocupa com cada um em especial.A Bíblia diz, por exemplo, que angústia e sofrimento podem se tornar visíveis. Gênesis 42.21 nos relata um exemplo disso quando os irmãos de José chegaram ao Egito para comprar cereal e se encontraram no palácio de José, e, não sabendo o que fazer disseram uns aos outros: "Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos..." A angústia, assim diz a Bíblia, não só paralisa a língua, mas também faz com que ela fale. Em Jó 7.11 ouvimos Jó dizer: "Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito,queixar-me-ei na amargura da minha alma". Sabemos que tudo isso se passou , mas sabemos que maior que a angústia está a alegria do Senhor; no Salmo 119.143, Davi nos ensina que a palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia: "Sobre mim vieram tribulação e angústia, todavia os teus mandamentos são o meu prazer".
Deus está conosco em qualquer situação, mesmo que estas pareçam não ter fim, Deus sempre nos mostra que maior é o que está com Ele, do que tudo que está no mundo, não há angústia, nem solidão, nem tristeza maior que o nosso Deus. Devemos depositar nossa confiança Nele, o criador de tudo, o Deus Todo-Poderoso das nossas vidas, que prova de amor maior que dá o próprio filho por nós...Devemos através da oração invocar ao Senhor na hora da angústia, pois só Ele pode aliviar a nossa dor, a palavra que deveríamos usar é clamor, Não se trata de simplesmente orar, mas temos de clamar e suplicar, e confiar que Deus pode fazer, e Ele nos ama muito. Mas nunca se esqueça de submerter-se a vontade de Senhor em sua vida, apesar das tribulações que passamos, segure nas mãos do Senhor.O que Ele faz é sempre bom! "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16.33).

Confie Nele! Ele te ama!

Viviane Albernaz
Equipe Teia de Oração
Teresópolis-RJ

1 comment:

Teia de Oração said...

Vivi,uma benção suas palavras, as usou com muita propriedade e autoridade e hoje muito me abençoou, que bom que vc existe.
Que Deus te ilumine e te use mais e mais. beijos no coração duquini<><