Monday, July 9, 2007


A parábola do semeador – Mateus 13, 1-9
"E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um." Mateus 13, 4-8

Esta parábola conta como o evangelho será recebido no mundo. Três verdades podem ser aprendidas nesta parábola:

1. A conversão e a frutificação espiritual dependem de como a pessoa se porta ante a Palavra de Deus (“O que semeia semeia a palavra” Marcos 4 14).

2. Haverá diferentes reações ante o evangelho, da parte do mundo. Uns ouvirão, mas não entenderão (“e os que junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles” Marcos 4 15). Uns crerão, mas depois se desviarão. Uns perseverarão e frutificarão em diferentes proporções (“E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um.” Marcos 4 20).

3. Os inimigos da Palavra de Deus são: satanás, os cuidados deste mundo, as riquezas e os prazeres pecaminosos desta vida (“mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entretanto, sufocam a palavra, e fica infrutífera.” Marcos 4 19).

Oração: Senhor nosso Deus, pedimos Pai que essas sementes que estão já plantadas ou as que ainda serão lançadas, fiquem firmes em nossos corações, que nada venha roubar a Tua Palavra de nossas vidas, porque sabemos como é precioso para nós os Teus ensinamentos. Que possamos ser testemunhos vivos da Tua obra em nossas vidas. É o que eu te peço em o nome santo do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Equipe Teia de Oração

No comments: