Saturday, April 28, 2007

Parábola Do Bom Samaritano


"Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
De igual modo também um levita chegou aquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo." Lucas 10:30-37


Jesus nos ensina uma lição muito valiosa nessa parábola. Muitas vezes queremos ser bons, queremos fazer as coisas que são esperadas de todo cristão. Porém quando nos deparamos com decisões que realmente fazem a diferença, muitas veze oscilamos nas nossas decisões. Na minha concepção, ser um bom Samaritano não é procurar as luzes e a notoriedade para fazer bem a alguém. São nas pequenas coisas que muitas vezes não são vistas por muitos, que mostramos como somos e quem somos.


Esse Samaritano limpou as feridas desse homem que ele achou na rua... Ele também o carregou nas costas, colocou-o em uma estalagem, pagou por suas despesas e nem sequer o seu nome sabemos. Muitas vezes procuramos destaque para o nosso nome. Gostamos de ser reconhecidos, porém um dos exemplos mais citados na Bíblia é a estória desse Samaritano, que nem o nome sabemos, porém seus atos nos servem como exemplo.
Dois outros, que se julgavam conhecedores da lei, passaram de largo, somente o Samaritano fez algo de bom. A compaixão o moveu, a misericordia dele o levou a ajudar o seu próximo... Jesus nos diz para fazermos o mesmo, e sendo movido de compaixão e misericordia, não de vanglorias pessoais.

Da próxima vez que tivermos a chance de abençoar alguém, façamos de todo coração, para DEUS, e não pela glória e reconhecimento dos homens.
São Francisco de Assis disse: Pregue o evangelho e se necessario for, use palavras.
Vejo no Samaritano o exemplo do evangelho em ação. Que DEUS nos de a oportunidade de fazer o mesmo, e a sabedoria de escolher abençoar ao nosso próximo.

grace fragoso
Equipe Teia de Oração
Memphis, TN USA

No comments: