Sunday, April 29, 2007

Parábola da Ovelha Perdida






Mateus 18:10-14

"Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus. [Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido.] Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou? E, se acontecer achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos."

Essa palavra é poderosamente um incentivo para todos nós quando estamos diante de pessoas que um dia já estiveram na presença do nosso Deus e que, por se enfraquecerem na fé, por deixar que os problemas os sufocassem a ponto de não mais através dos olhos da fé pudessem enxergar os milagres de Deus ou pelo simples fato de abandonarem a presença de Deus seja ela por simples motivo ou por, diversos acontecimentos da vida, nos faz querer que elas retornem ao primeiro amor.

Falar para essas pessoas o seu valor para com Deus, mostrá-las o quanto estar fora da presença divina entristece o coração de Deus é estar mostrando o caminho de volta para essas ovelhas perdidas. Quantas pessoas conhecemos que hoje estão fora dos propósitos e das bênçãos de Deus ? No passado eram uma benção, extremamente usadas pelo poder do Espírito Santo e hoje estão no mesmo nível que estavam antes de conhecer a Deus. Essa passagem da Bíblia mostra que o nosso Pai celestial se alegra muito mais quando uma ovelha desgarrada retorna aos seus cuidados do que as ovelhas que já estão, porque Deus sabe a importânciade uma vida em se retornar ao que chamamos de primeiro amor.

No versículo 14 a Bíblia diz que não é a vontade do nosso Deus que alguém se perca. Então fica aqui a reflexão que se Deus colocar na sua vida pessoas que um dia estavam no mesmo “rebanho” que nós e hoje estão fora e perdidos a extrema importância do dever de mostrá-las que sem Deus, sem a sua presença e sua proteção não chegamos a lugar nenhum e não importa o que essas pessoas fizeram quando se desviaram.

Deus é tão misericordioso que está sempre pronto de braços abertos para acolhê-las e recebê-las em seus braços fazendo assim retorná-las ao primeiro amor. A alegria desse retorno é enfatizada não só nessa parábola dao velha perdida, mas também na parábola do filho pródigo ( Lucas 15:11-32).Fiquemos atentos irmãos para esse importante chamado que hoje Deus tem colocado em nossos corações, trazer de volta as ovelhas perdidas.

No amor de Cristo Jesus,

Ricardo Medeiros da Fonseca
Equipe Teia de Oração
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

No comments: