Wednesday, April 18, 2007

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”




“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos. E abrindo a boca, os ensinava....” Mateus 5.1-2

Segundo os escritos, uma multidão seguia Jesus, queriam ouvir os seus ensinamentos, estar perto Dele, aprender mesmo. Jesus percebendo que tinham sede de conhecimento, e que o seguiam mas, não sabiam ao certo como prosseguir, parou sobre o monte e lhes falou das bem-aventuranças. Estas, não eram mandamentos, eram as formas ou as condições necessárias para entrarmos no Reino de Deus. Claro que partindo do pressuposto que a pessoa recebesse Jesus como seu Salvador primeiramente. Essas são regras de conduta daquele que crê no Senhor Jesus Cristo.À medida que Jesus nos apresenta estas condições, percebemos claramente que O reino de Deus não vem através de nossos feitos, mas sim pela transformação constante de nosso caráter, de nosso Ser Espiritual, ou melhor dizendo, vem da ação transformadora do Espírito Santo em nossas vidas.

É por isso que quando estamos aplicando em nossas vidas estes princípios, sentimos uma alegria sem igual; e é exatamente isso que significa bem-aventurança, uma alegria profunda dentro da própria pessoa que é difícil de ser explicada pelo imensurável gozo que produz.
E Jesus começa nos ensinando:“Bem–aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra...” Mateus 5.3-5

E é deste princípio que vamos falar:

Jesus sabia que viveríamos cercados por problemas, tribulações, situações que nos levariam a muitas vezes perder a mansidão, o equilíbrio. Mas amados, ser manso de coração, é estar aberto aos seus ensinamentos, é decidir não ser influenciado por situações externas, é buscar mais e mais de Sua Presença, quando ele nos diz “Vinde a mim, vós que estais cansados o oprimidos e eu vos aliviarei, Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11.29.

Ele está dizendo que todos, todos nós podemos e devemos ir a Ele, buscar e, principalmente receber da Sua mansidão e humildade, assim herdaremos a terra, esta terra referida é a morada celestial e nos deleitaremos em abundância de paz. Assim nos diz Salmos 37.11
Que Deus nos dê discernimento e sabedoria para aprendermos a cada dia mais e mais dEle, não fiquemos apenas presos às promessas mas que de corações mansos, quebrantados estejamos prontos pra ouvir e obedece-lo para assim sermos dignos das bem-aventuranças, do nosso galardão.

Oração: Paizinho amado, obrigado porque o Senhor sabe das nossas fraquezas, e assentado sobre àquele monte nos deu tão maravilhosas promessas, mas, principalmente, eu te agradeço porque Tu nos ofereces a condição de recebê-las. Pai! o teu amor nos constrange, faz-nos dignos deste tão grande amor..

Mônica Duquini
Equipe Teia de Oração
Recife - Brasil

No comments: