Wednesday, March 7, 2007

tudo é possível ao que crê.




E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23

Hoje vamos falar sobre a Mulher de Samaria que se encontra em João 4 de 1 a 30. Há muitas coisas lindas dentro deste rico texto.



Havia uma mulher samaritana que anos sofria e sempre procurando encontrar algo para sua vida e nada encontrava. Já tinha tido várias decepções amorosas, pois tivera 5 relacionamentos e ainda se encontrava com alguém que não lhe supria o que ela desejava. Jesus passava pela cidade de Samaria, chamada Sicar e já cansado sentou-se perto da fonte de Jacó para descansar.
Os discípulos foram comprar comida, porém, Jesus preferiu ficar descansando, assentado junto a Fonte de Jacó. No momento em que ele se assentou, a mulher samaritana chegou para tirar água e eles começaram a conversar. Jesus é conhecedor de todas as coisas (Rm. 11.33-36). Eu creio de todo o meu coração que ele preparou aquele encontro com a mulher samaritana. Chega a ser engraçado o fato de sabermos que precisamos do Senhor, mas ele é o mais interessado em se encontrar conosco! É maravilhoso sentir a imensidão do amor de Jesus por nós. Glória a Jesus pelo seu amor (1 João 4.16)!

Jesus vendo a mulher de Samaria pede água para beber, pois estava cansado. A mulher assustada e ao mesmo tempo admirada pelo pedido de Jesus disse: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos) Mas Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria “água viva”. Jesus nunca fez acepção de pessoas e Ele diante da necessidade que percebera da mulher estava falando de outra água.

Ela fala a Jesus nesse momento: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde pois tens a água viva? Com certeza ela sempre confiava em promessas de pessoas, se iludia e depois se magoava, por isso questionou por Jesus não ter nada em mão. Jesus então responde: Qualquer que beber desta água da fonte tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d´água que salte para a vida eterna.

O que Jesus estava oferecendo a mulher era o que ela tanto procurava e não tinha encontrado. Quando o coração do homem é contemplado por Cristo, duas coisas podem se encontrar nele: DESEJOS (vontades, sonhos, projetos, promessas que sabemos que Deus tem para nós...) e NECESSIDADES (físicas, sociais, psicológicas, emocionais e espirituais). Sempre que Jesus olha para dentro de nós, ele encontra algum desejo e/ou alguma necessidade. Ou seja, quando ficamos cara a cara com Jesus, as nossas sedes são manifestadas. Na verdade, são elas que nos atraem a ele. Aquilo que eu e você desejamos e aquilo que nos parece faltar são semelhantes à força que faz com que o imã (Jesus) e o metal (nós) se unam com rapidez e intensidade.A mulher samaritana tinha sede de água e, como fica bem claro no decorrer do texto, de “algo mais”. Todos nós temos sede de alguma coisa. Ela estava sempre insatisfeita, sofria e procurava nos relacionamentos, más nunca iria encontrar, porque nenhuma pessoa consegue nos dar a água viva.

Falando um pouco de desejos, no salmo 38, verso 9, o salmista diz: “Na tua presença, Senhor, estão todos os meus desejos e a minha ansiedade não é oculta a ti.” Quando li este salmo pela primeira vez, senti meu coração 20 toneladas mais leve. Às vezes parece que ninguém nos entende, mas a Palavra diz que, na presença de Deus, os nossos desejos e ansiedades por vivê-los são conhecidos. Deus nos entende, e mais, tem o prazer em nos abençoar. O salmo 37.4 diz: “Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração.” que maravilha de Pai nós temos!

Agora, quanto às nossas necessidades, ela é igualmente conhecida e compreendida pelo Senhor Jesus. Na verdade, TUDO que enche o nosso coração ele conhece (Sl. 139.1-2). Aquilo que nos parece faltar, não é ignorado por nosso Deus. Pelo contrário, sua Palavra nos traz uma promessa: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza, em glória, há de suprir, em Cristo, cada uma de vossas necessidades.” (Fp. 4.19). Todas as nossas fontes estão nele, (Sl. 87.7). Aba Pai (Rm. 8.15) é amor, como já compartilhamos na lição que estudamos sobre o nosso Pai Amado. TUDO, absolutamente tudo, ele pode fazer por nós, por intermédio da nossa fé, no nome de Jesus Cristo (João 16.13-24; 1 João 5.14-15). Basta clamar (Fp. 4.6).


Quando Jesus ofereceu a ela algo novo e que iria saciar não somente sua sede física e sim sua sede da alma ela logo creu e não perdeu o tempo da visitação de Jesus: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. É maravilhoso poder contemplar o que a presença de Jesus fez na vida dessa mulher. Jesus sempre nos vê com olhos de amor, não chega atirando pedras e nem jogando em nossa cara nossos pecados. Ele chega com amor, com doçura e nos oferece uma nova oportunidade de vida. Ele conhece nosso coração, nos entende como ninguém; por isso atentou para a necessidade da mulher samaritana.

Somente o amor de Deus é capaz de saciar a sede de nossa alma e nos dar a água da vida.
Voltando ao texto de Marcos 9:23 “Se tu podes crer tudo é possível ao que crê”. Foi exatamente isso que essa mulher fez quando Jesus estava com ela, ela creu em seu coração. Não deixou passar a oportunidade e se segurou no que Jesus a prometera e teve sua vida transformada e pode entender que mesmo que tivesse bem com alguém, que tivesse bens materiais não era o suficiente para saciar a sede de sua alma. Essa é a diferença que Jesus trás e faz em nossas vidas quando confiamos e entregamos a ele nossa vida. “Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”. (Sl. 37.5)!

Ele nos trás esperança, alegria plena, paz mesmo diante das lutas e dificuldades, nos dar o amor que precisamos (sabemos que já temos a prova desse amor em João 3:16 nos diz claramente isso). Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

QUE DEUS NOS ABENÇOE E QUE A CADA DIA POSSAMOS DESCANSAR EM SEUS BRAÇOS DE AMOR E BEBER DESSA ÁGUA QUE TRÁS VIDA E SENTIDO AS NOSSAS VIDAS.

NO AMOR A NA DEPENDÊNCIA DE CRISTO JESUS
Monica Jovem


Equipe Teia de Oração

2 comments:

RECOMEÇAR PRESENTE DIVINO said...

Olá!
Amei este Blog!
Maravilhoso texto!
Cris

GPdeS said...

continue te abençoando grandemente . Pois saibas que tu és um canal de bençãos , para todos aqueles que buscam , saber mais de Deus .