Wednesday, August 29, 2007

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?" Mateus 24 45


“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes." Mateus 24 45-51

Amados irmãos, é certo que Jesus virá, e já estamos vendo os sinais, durante estes dias estamos fazendo uma importante reflexão sobre o fim dos tempos, como cristãos e crentes no Senhor Jesus estamos recebendo esta circunstância como um importante momento de aprendizado para nós moderadores, todas as vezes que nos propomos a refletir e trazer uma palavra para o blog sobre as palavras do Senhor, somos abençoados, porque antes o Espírito Santo, nos revela a verdade que a palavra quer nos ensinar, outras vezes a palavra vem de encontro com uma situação que estamos vivendo ou vivemos, tem nos admoestado, tem nos impulsionado a continuar, tem nos repreendido, tem nos alegrado, mas em todas as vezes sem exceção, exercitar a leitura e o conhecimento da palavra antes tem nos enriquecido.
E com este texto não foi diferente, trouxe a minha vida o seguinte questionamento: ao servo fiel e prudente o Senhor o confia seus conservos pra dar-lhes sustento ao tempo certo.
Sim, é certo que Ele nos deixou seus conservos, nossos irmãos em Cristo e estamos sempre sendo solicitados a dar-lhes o sustento como a palavra nos diz, seja espiritual ou material, o cuidado, o carinho. A partir do momento que nos tornamos cristãos somos uma só família, somos corpo de Cristo. Aí vem a segunda pergunta:
- Quando vier o Senhor, vai nos encontrar praticando esta ordenança ou encontrará o seu povo espancando e batendo uns nos outros em desarmonia, em desafeto?
- Cristãos ou crentes servindo a dois senhores, domingo na igreja e sexta feira no bar?
Isso é muito sério. É preciso vigiar, as palavras que se seguem nos advertem que o Senhor virá de surpresa e ao servo mau lhe aplicará o castigo.
Portanto irmãos no final dos tempos, hoje ainda, façamos todos nós esta reflexão:

- Quando vier o Senhor, serei considerado um servo fiel e prudente ou servo mau.
-O senhor me encontrará puro, comprometido com os seus mandamentos, vivendo um verdadeiro caráter cristão, ou me encontrará assentado com ébrios, vivendo uma farsa e espancando meus irmãos?
Ser cristão e servo do Senhor é muito mais do que levantar as mãos num culto, colocar a bíblia debaixo do braço e viver o modismo gospel, é aceitar uma vida de abnegação do seu próprio eu, é amar mais as outros, é pensar primeiro no bem estar do outro, é amar incondicionalmente, e isso quer dizer amar acima de qualquer circunstância, amar a quem te ofende, a quem não te ama, a quem te deseja o mal, amar ao teu inimigo.
-Quando o Senhor vier como vai nos encontrar?

Minha oração: Que o Espírito Santo de Deus possa falar além das palavras, revelar além da minha compreensão, levarmos muito mais além do que podemos pensar em ir, obrigada Senhor porque a tua palavra nos deu hoje a possibilidade de refletirmos e mudarmos nosso comportamento diante de muitas pessoas e circunstâncias, obrigada de coração por mais essa chance de nos colocarmos santos e justos diante de Ti no dia da tua volta. Sonda-nos, quebranta-nos, transforma-nos e Usa-nos Senhor; é pelo nome santo de Jesus que te peço e já te agradeço hoje e sempre. Amém.

Mônica Duquini
Equipe Teia de Oração
Recife - Brasil

1 comment:

Rosemary said...

QUE DEUS NOSSO PAI POSSA CONTINUAR ABENÇOANDO OS IRMÃOS E QUE O ESPIRITO SANTO ENCHA-OS CADA VEZ MAIS DE UNÇÃO PARA QUE POSSAMOS USUFLUIR MAIS DA PALAVRA DO SENHOR REVELADA,CONTINUE SENDO OBEDIENTE AO CHAMADO DO SENHOR E ELE CUIDARÁ-DE VÓS.
A PAZ SEJA COM TODOS.
ROSEMARY TOMAZ