Thursday, August 9, 2007

A parábola dos trabalhadores da vinha


"Porque o Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Depois de combinar com os trabalhadores um denário por dia, mandou-os para a vinha. Tormando a sair pela hora terceira, viu outros que estavam desocupados, e disse-lhes: "Ide, também vós para a vinha, e eu vos darei o que for justo". Eles foram. Tornando a sair pela sexta hora e pela hora nona, fez a mesma coisa. Saindo pela hora undécima, encontrou outros que ali estavam e disse-lhes: "Porque ficais aí o dia inteiro desocupados? Responderam: "Porque ninguém nos contratou". Disse-lhes: "Ide, também vós, para a vinha". Chegada a tarde, disse o dono da vinha ao seu administrador: "Chama o trabalhador e paga-lhes o salário começando pelos últimos até aos primeiros. Vindo os da hora undécima, receberam um denário cada um. E vindo os primeiros, pensaram que receberiam mais, mas receberam um denário cada um também eles. Ao receber, murmuravam contra o pai de família, dizendo: Estes últimos fizeram uma hora só e tu os igualastes a nós, que suportamos o peso do dia e o calor do sol" Ele então disse a um deles: "Amigo, não fui injusto contigo. Não combinaste um denário? Toma o que é teu e vai. Eu quero dar a este último o mesmo que a ti. Não tenho o direito de fazer o que eu quero com o que é meu? Ou o teu olho é mau porque eu sou bom? Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos".Mateus 20.

Achei interessante colocar toda a história e não apenas ressaltar um versículo somente, porque nos deixa claro o que esta parábola trás para nossas vidas.Para se entender a passagem de Mateus 20 é importante que se leia todos os versículos. Você verá que o assunto principal tratado ali é o galardão: o dono de casa saiu em horários diferentes para contratar trabalhadores para sua vinha. Ele fez isso pela manhã, pela terceira hora, pela sexta e pela nona hora, até pela undécima hora ele procurou e achou pessoas dispostas a trabalharem em sua vinha.

Enquanto que com os primeiros trabalhadores ele acertou o salário de um denário, que era o pagamento de um dia de trabalho naquela época, aos demais ele simplesmente prometeu: "Vos darei o que for justo". À noite, quando foi pago o salário, um fato curioso pode ser observado, pois os que tinham trabalhado o dia inteiro na vinha não receberam o pagamento em primeiro lugar. A seqüência começou por aqueles que tinham sido contratados por último – e para surpresa geral eles receberam um denário como pagamento. Por isso, não é de admirar que os que haviam sido contratados antes esperassem um salário maior. Mas aí aconteceu a grande decepção: eles só receberam o que lhes havia sido prometido.Este texto deixa bem claro que Deus nos chama para trabalharmos em Sua vinha, que levássemos uma vida dispostos a fazer a sua vontade, que trabalhássemos com o nosso tempo, dons, tudo aquilo que Ele deixou em nossas mãos.

Chamados são muitos amados, mas poucos são escolhidos, Deus olha o coração. Você pode cantar e cantar de todo o coração, louvando ao Senhor, e apenas saber fazer isso, mas o Senhor olhará o seu coração, isso é feito de toda a tua alma? É feito de todo o coração? Do que adianta fazer muitas coisas e nada ao mesmo tempo, se faz para homens e não para Deus? Porque Deus vai requerer de você tudo isso, se pedes muitos dons,você vai prestar contas de tudo isso; e quando Deus vos perguntar: O que fizeres com os dons que te dei?Pense nisso, porque Deus quer de você o melhor e não migalhas.Mas saiba que Deus é misericordioso;o que conta no reino dos céus não é nosso esforço ou correria, mas a graça e a misericórdia de Deus: "E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça" (Rm 11.6) "Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Rm 9.16).Estamos aqui pela Graça Dele, Ele nos ama demais e não tem prova de amor maior do que entregar o seu próprio filho para morrer por nós naquela cruz.

Deus os abençoe!

Viviane Albernaz - Equipe Teia de Oração
Teresópolis/RJ

1 comment:

Anonymous said...

Obrigado pela sua interpretação desta parábola. Quando a lí pela primeira vez não tinha entendido da forma como você colocou, com tantos detalhes. Obrigado pelo milagre do ES de ter me permitido entender.