Thursday, July 12, 2007

Parábola do Fermento


"Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em 3 medidas de farilha, até que tudo esteja elevado." Mateus 13:33

É intessante a comparação de Jesus com o fermento , está a força para faz crescer a massa da farinha que faz o pão. Um pouquinho de fermento dará muitos pães. O fermento, a que se referiu o Mestre nas parábolas , colocado, igualmente, em pequena porção na massa de farinha, faz que, depois de algum tempo, toda ela fique levedada, determinando-lhe o crescimento, sem o que o pão se tornaria pesado, indigesto, e, portanto impróprio para o consumo, pelas fermentações e perigosos males que produziria no organismo. Deus na sua sabedoria nos faz pensar a respeito de tudo isso.

Levedar/Fermentar: Passou-se muito tempo sem que a ciência descobrisse a causa deste fenômeno, que ocorre devido aos fungos que se multiplicam rapidamente por simples divisão, penetrando na massa e produzindo nela uma decomposição química; forma-se, destarte, grande quantidade de ácido carbônico, que faz aumentar a massa até 03 vezes o volume (Massa não fermentada é indigesta).

Isso quer dizer que devemos crescer , se somos apenas um no meio da multidão, podemos fazer diferença, mas podemos levar isso pro lado contrário também, dizendo que se causamos o mal, isso também atindirá outros pessoas, somos a imagem e semelhança do Pai e devemos ser testemunho vivo do seu amor, é como aquele versículo que diz assim: "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo medirá.

A Língua também é um fogo, como o mundo de iniquidade, a língua está posta entre nossos membros e contamina todo os corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.(...)De uma mesma boca procede benção e maldição." Como é forte esta palavra, por isso devemos nos vigiar a todo o momento , assim como podemos influciar pessoas, crescer ao lado delas, podemos também ser maldição e fazer com que o bolo não cresça. Você tem sido benção ou maldição?

Oremos...Pai, vigia os nossos passos e não permita que venhamos a envergonhá-lo, mas que sejamos benção na vida das pessoas que nos rodeam e que através de nossas vidas elas cresçam na fé...que possamos ser realmente a Sua imagem e semelhança. AMÉM!
Um dia abençoado a todos!
Viviane Albernaz
Equipe Teia de Oração - Teresópolis-RJ

1 comment:

Anonymous said...

Shalom irmãos!
Por necessidade de encontrar uma oração sobre paciência, encontrei este blog. Uma benção, pois estava angustiada por um problema e depois de ler alguns Posts, foi como se o meu problema tivesse diminuido de tamanho até ter se tornado ínfimo. Glória a Deus pela atitude de vocês!