Wednesday, June 20, 2007

Quadragésimo dia – Vivendo com Propósitos.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” Provérbios 19.21

“Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração.” Atos 13.36.

Estamos chegando ao final da série de estudos dos 40 dias com propósitos, estou certa de que durante estes dias aprendemos muito e compreendemos de forma clara que não estamos aqui por acaso, que Deus tem planos para todos nós e compreendemos que temos uma missão a cumprir, se você acompanhou as mensagens diariamente tenho certeza de que teve também experiências maravilhosas neste período.
Percebemos que, a adoração, o discipulado, o serviço, a missão e a comunhão, são os cinco propósitos de Deus para nossas vidas, porém é hora de praticá-los, vivê-los, nossa vida secular nos impõe muitas vezes limitações de tempo, de visão, somos muitas vezes escravos de nossas atribuições, por isso e seguindo o que a Bíblia nos instrui quero lhe lembrar de uma das promessas do Nosso Senhor. “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33
É provável que você esteja se perguntando: -Mas como posso cumprir estes propósitos na minha vida?
O autor Rick Warrem faz a seguinte sugestão: escreva uma declaração sua, pessoal, sobre o seu desejo de cumprir estes propósitos, certamente que você não conseguirá na primeira vez, é normal que escreva e reescreva várias vezes, porque à medida que for se colocando nas mãos do Senhor, o Espírito Santo irá te mostrar como e quando servir. Entretanto importa que você declare, coloque no papel, firme um compromisso com Deus.
Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade todo o resto é apenas existir.
A Bíblia nos ensina a colocar a sua palavra nos umbrais de nossas casas, ensiná-la aos filhos, a ter sempre próximo à palavra de Deus e a guardá-la em nosso coração.
Sendo esta uma declaração pessoal com Deus, e sabendo que cada um é especial para Ele, e que recebeu Dele dons e talentos específicos, não posso lhe dar um modelo, ou um padrão, é o seu projeto de vida.

Mas tem uma dica para ajudá-lo a manter o foco; crie um slogan, uma frase de impacto, algo que reflita de forma simples e prática seu compromisso, algo do tipo:

“Meu propósito de vida é adorar a Cristo com todo o meu coração, serví-lo com minha vocação, ter comunhão com sua família, desenvolver um caráter como o Dele e cumprir minha missão no mundo para que ele receba a glória.” Ou,

Quero adorar-te com todo o meu ser, serví-lo com toda a minha força, viver em comunhão com meus irmãos, pensando e agindo segundo a tua natureza, e cumprindo a cada dia com a minha missão no lugar onde estou para honra e glória do teu nome.”

Amados, a Bíblia conta a história de muitos homens, homens como nós, com defeitos e limitações, e que foram usados de forma tremenda, foram vidas marcadas e cujo exemplo nos encorajam. Se você tem dúvidas quanto a sua condição cumprir os propósitos de Deus, lembre-se de Noé, ele construiu uma arca pela fé, Jô que perdeu até mesmo a carne, mas foi fiel, Paulo que mudou radicalmente sua vida e largou posição e honra para sofrer por amor a Cristo, e Davi, pequeno, frágil, até mesmo adúltero, mas que jamais de desviou dos propósitos de Deus.

Atos 13.36 diz: “Davi...serviu aos propósitos de Deus em sua geração.”

Davi serviu, adaptado a sua realidade, conforme os costumes de sua época, na linguagem da sua geração. Que isso sirva de exemplo para nós. Aqui e agora, sirvamos aos propósitos de Deus em nossa geração.

Oração: Senhor eu quero te agradecer pelos 40 dias com propósitos, te agradecer Senhor porque a tua palavra é viva e testificada continuamente, te agradecer porque na nossa geração podemos usar a Internet para cumprir a nossa missão, ajudá-nos a entender os desejos do Teu coração para nossas vidas e colocá-nos oh Pai Amado no Centro da Tua Vontade, à Sua Sombra, sob Tua Proteção, queremos ter um relacionamento contigo Senhor, ouvir Tua voz e sentir a Tua presença, e acima de tudo, Usa-nos Senhor.
Fica conosco, nos abençoa e nos guarda em nome de Jesus. Amém.

Mônica Duquini
Equipe Teia de Oração
Recife – Brasil.

No comments: