Monday, April 2, 2007

AMIGOS SÃO JÓIAS PRECIOSAS

“Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão” provérbios 18.24b

Graça e Paz da parte do Senhor Jesus a todos.

Quero lhes falar de amor, amizade, companheirismo..... e daquilo que Jesus espera de nós, compaixão, cuidado, comunhão.
Há um versículo que tem falado muito ao meu coração nestes últimos dias e que será o tema para esta nossa reflexão.

Há um momento importante no Evangelho de Lucas que nos fala o seguinte:

Um dia, quando ele estava ensinando, achavam-se ali sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, e de Jerusalém; e o poder do Senhor estava com ele para curar. E eis que uns homens, trazendo num leito um paralítico, procuravam introduzi-lo e pô-lo diante dele. Mas, não achando por onde o pudessem introduzir por causa da multidão, subiram ao eirado e, por entre as telhas, o baixaram com o leito, para o meio de todos, diante de Jesus.

E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados. Então os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que profere blasfêmias? Quem é este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? Jesus, porém, percebendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Por que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: São-te perdoados os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. Imediatamente se levantou diante deles, tomou o leito em que estivera deitado e foi para sua casa, glorificando a Deus." Lucas 5. 17-24.

O Texto sem dúvida fala muito aos nossos corações, e vejam que ele afirma que Jesus, ao ver a fé dos amigos do paralítico, o perdoou e o curou. Queria lhes propor que fizessem comigo uma pequena ação, pegue uma folha de papel, e desenhe uma maca, nas quatro pontas externas escreva o nome de um amigo que você acredita que te levaria ou que te levou de fato a conhecer Jesus. Muito bem!
Agora desenhe outra maca e escreva nas quatro pontas internas o nome de quatro amigos que você levaria ou que levará a presença de Jesus. Muito bem!
Analise por alguns instantes estes nomes, e agora reflitam comigo sobre os seguintes aspectos:
Na condição de amigo estou assumindo o compromisso de levar meus amigos até Jesus?
Existem ao menos quatro amigos verdadeiros que se tenham comprometido a suportar-me sempre?
Conto incondicionalmente com quatro pessoas para as quais eu sou mais importante do que qualquer coisa?
Tenho quatro confidentes, aos quais posso compartilhar minhas lutas, êxitos, fracassos e tentações?
Tenho quatro pessoas que me levantam, se caio, e corrigem, se erro, que me animam quando desanimo?
Posso contar com quatro amigos verdadeiros, que não me abandonariam nos momentos difíceis, pois não me amam pelo que faço, mas, pelo que sou?
Sou um amigo presente e incondicional para pelo menos quatro pessoas?
Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.....Canta Milton Nascimento em uma belíssima canção.

E a palavra de Deus como fonte inspiradora, perfeita e completa não poderia deixar de falar da preciosidade, do valor de uma amizade, e de quanto é importante termos amigos, mas o cultivo destas amizades depende de nós, de nossos atitudes, sinceridade, do nosso amor.
Há uma frase que uma amiga e passou que diz assim “visite sempre seus amigos, o mato cresce rápido em caminhos não percorridos” Experimente, fale hoje do amor que sente pelos seus amigos, visite-os, e se ainda não o fez, leve-os a presença de Jesus.

“Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão” provérbios 18.24b

Oração: Amado Pai, eu te agradeço pela vida dos meus amigos, obrigada Senhor porque posso amar e ser amada, e ter a certeza de que ainda que distantes, eles me levariam a tua Presença por amor a nossa amizade e Senhor dá-me a condição de levar mais e mais amigos ante a Ti, Abençoa-nos e ensina-nos a amar como Jesus amou e a viver a tua vontade em nossas vidas, fala aos nossos corações, reata amizades e fortalece as que estão enfraquecidas, fica conosco eu te peço no nome Santo de Jesus. Amém.
Mônica Duquini
Equipe Teia de Oração
Recife - Brasil

No comments: