Saturday, March 31, 2007

O que esperar de Deus!

Esse pode ser um questionamento muito feito em meio a um determinado momento da vida de uma pessoa que passa por tribulação. Problemas e mais problemas parecem sufocar, respostas costumam não aparecer e uma indagação fica. O que esperar de Deus em um momento como este?

A primeira palavra que nos serve de primeiro degrau sobre este assunto é a CONFIANÇA. Essa palavra tão importante na vida de um cristão está intimamente ligada a outra extremamente não menos importante: a FÉ. Vejamos o que a Bíblia nos tem a falar sobre confiança, lembrando que essa confiança acima de tudo tem de estar firmada em Deus.

Salmos 143:3 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais Ele o fará.

É esta confiança que devemos ter em Deus, sabendo que é Ele quem cuidou, cuida e continuará cuidando de nós. O maior teste de confiança que temos vem em nossos momentos de tribulações, pois o coração do cristão deve sempre ter esta confiança mesmo que as circunstâncias digam que nada está dando certo. Deus em sua palavra nos dá mais que “pistas” para nos dizer: Confia em mim filho meu! Vejamos algumas destas “pistas”:

Mateus 6:34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Aqui nitidamente Deus nos fala para confiarmos Nele e que a cada dia Ele nos guarda e nos livra de todo mal. Um outro versículo nos mostra claramente o cuidado de Deus para conosco, vejamos:

Mateus 6:25-26 "Por isso vos digo: não andeis cuidadosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"

Que maravilhoso versículo, aqui há uma promessa que temos em confiar em Deus. Ele cuida de nós em todas as áreas, Glória e Honra a Ele sejam dadas!

Agora uma outra palavra muito importante também, a Fé. Confiança está ligada a fé e essa fé é que nos faz acreditar nas promessas e provisões de nosso Senhor, Deus de todo o universo. Sabemos que o que alimenta a nossa fé é a palavra de Deus e quem sem fé é impossível agradarmos a Deus (Hebreus 11:6).

Em Hebreus 11:1 temos a definição, nítida de que confiança e fé andam lado a lado, vejamos: “ Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”.
Confiar em Deus em qualquer circunstância é declarar que temos fé Nele acima de tudo, sabendo que mesmo não vendo, temos a certeza que uma determinada situação mudará a nosso favor com a intervenção Divina. Então meus queridos o “X” da questão está em não esperar de Deus e sim esperar em Deus.

No amor de Cristo Jesus,
Ricardo Medeiros da Fonseca
Equipe Teia de Oração
Rio de Janeiro, Brasil

2 comments:

Anonymous said...

Maravilhoso este texto...

Teia de Oração said...

Eu tambem fui muito abencoada em ser lembrada que devemos eperar EM Deus e nao DE DEUS!
Obrigada Rick!
grace