Friday, November 24, 2006

Ruanda precisa de suas orações

Esta é a pura religião, visitar órfãos e viúvas na suas dificuldades...” Tiago 1.27

Em minha última viagem missionária estive em Ruanda, por ocasião dos 12º aniversário do Genocídio que aconteceu naquele país em 1994. Essa calamidade durou 100 dias, onde num ato macabro pessoas começaram a matar umas as outras, e ao final desse período, mais de um milhão de pessoas haviam sido mortas. Os dias em que passei em Ruanda tive a oportunidade de trabalhar com sobreviventes dessa atrocidade, de ouvir suas histórias e lhes apresentar a esperança que existe em Deus.

Para este povo tão sofrido oferecer um abraço e uma palavra de conforto significa muito, e freqüentemente ouvia a seguinte pergunta: Você veio por que tem curiosidade, ou você se importa conosco? Eu nunca vou me esquecer dessa pergunta, e do olhar nos rostos que vi. Algo que faz com que olhemos para Deus e agradeçamos incessantemente pela nossa saúde, pela nossa família, pela comida que temos a mesa, percebi o que quanto deveria ser agradecida a Deus por todas as coisas.

Minha vida foi enriquecida no período que estive lá, e tirei algumas lições:

- Depender mais de Deus e precisar menos de coisas materiais.

- Tirar o foco de mim e ver o que posso fazer para ajudar o próximo.

- Continuar a ser a voz dos que não tem voz.

- Orar por Ruanda e todo mundo, a começar onde eu estou agora.

No tempo em que passamos em Ruanda notei que os crentes nesse país têm muito orgulho de sua fé, de maneira maravilhosa esses nossos irmãos adoram e louvam a Deus crendo na esperança que dias melhores virão.

As pessoas acreditam no poder da oração, carregam suas Bíblias com orgulho e clamam a Deus para que Ele sare a sua terra. Eles se cumprimentam com “Imana Shimwe”- Louvado seja Deus! E essa frase é seguida de um imenso sorriso!

Uma surpresa aconteceu quando estava escrevendo esse relato, recebi um telefonema de Ruanda dizendo que o governo confirma querer implantar nosso sistema de liderança baseada em princípios Bíblicos em seu governo, e já temos convite para voltar a Ruanda em agosto de 2007, para ver os resultados do que Deus está fazendo naquele lugar.

Eu sei que nós não somos nada sem Cristo, e Ele usou a nossa equipe para coisas grandes que está realizando em Ruanda. Eu louvo a Deus por isso!

Muito obrigada a cada um que tomou tempo para ler esse relato, e te convido a se tornar um amigo de Ruanda, orando por esse país, pelo povo de Deus naquele lugar. Orem também pelo Sudão, e por Dafur, que passam por situações semelhantes.

Por que eu sei dos planos que tenho pra vocês, diz o Senhor, planos de prosperidade e não de mal, para te dar um futuro e esperança”. Jeremias 29:11

Fiquem na paz do Senhor e incluam Ruanda em suas orações!

Imana Shimwe!

Grace Fragoso- Grace Fragoso é missionária com a Orphanos Foundation, baseada em Memphis, Tennessee, USA e membro da equipe Teia de Oração

No comments: