Sunday, October 28, 2007


“Pensai nas coisas que são de cima”.

Uma vez que nossa vida está com Cristo, devemos fixar nossa mente nas coisas lá de cima, e deixar que nossas atitudes sejam determinadas por elas. Devemos estimar, julgar, olhar e considerar tudo, partindo da perspectiva celestial. Nossos alvos, atividades e ambições devem ser a busca das coisas espirituais, resistir ao pecado e revestir-se do caráter de Deus. A graça, o poder, as experiências e as bênçãos espirituais estão com Cristo. Ele outorga essas coisas a todos os que, com sinceridade pedem, buscam com diligência e batem à porta com persistência.


“A Palavra de Cristo habite em nos”.

A Palavra de Deus deve ser continuamente lida, estudada, meditada e assunto de oração, até que ela habite ricamente dentro de nós. Quando isso acontecer, nossos pensamentos, palavras, ações e motivação serão influenciados e controlados por Cristo. Viver uma vida de obediência a Cristo!

Deus abençoe a todos!
Equipe Teia de Oração
Adriana

Saturday, October 27, 2007

Um homem segundo o coração de Deus


Uma das razões fundamentais pelas quais Davi pode vencer o pavoroso gigante Golias foi o fato de Davi possuir uma coração de gigante e Golias, um coração de pigmeu. A estatura de um homem não é medida pelo acúmulo de bens, conhecimento, status que ele adquiriu ao curso de sua vida, mas pela medida do seu coração e afetos. A verdade força de um homem não reside nos músculos, no dinheiro, no poder que ele possui, mas no coração. E Deus, conhecedor dos corações (I Sm 16.7), que vê o coração, as potencialidades e as virtudes escondidas, viu a estatura do coração daquele moço. É necessário trazer no peito um coração. Para vencer os gigantes, é necessário aprender a amar... Ame.

Ame a Deus
Ame a si mesmo
Ame a sua esposa com toda força de sua alma
Ame seus filhos
Ame os companheiros de caminhada
Ame a vida
Ame a sua igreja
Ame a sua comunidade
Ame a visão do Reino
Ame o patrão, ame o empregado, ame os amigos, os inimigos, os concorrentes e os inamáveis...

Só a força do amor pode fazer-nos ficar de pé frente aos Golias da vida.

Amor que sofre, crê, espera, suporta afrontas
Amor que não se conduz inconvenientemente
Amor que não busca os seus próprios interesses
Amor que não paga com injustiça a injustiça feita
Amor que nos faz andar a segunda milha, mesmo quando estamos cansados...
Amor que perdoa, se compadece
Amor que é solidário

O que você tem no peito? Um coração generoso, sensível, hospitaleiro, capaz de amar? Ou apenas uma couraça de bronze, fria, impenetrável e impermeável aos afetos, à intimidade e ao amor?... Alias, o fato de a couraça ser de bronze parece-me sugestivo. Veja o que Paulo nos ensina na sua belíssima poesia sobre o amor:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...” (I Cor 13.1-8)

Sem amor, a vida perde todo o seu sentido, perde o seu significado profundo. A vida não comunica, torna-se um ruído, um som mudo; a vida perde a voz, a vez, torna-se barulho que incomoda... sem comunicar absolutamente coisa alguma. Somos seres criados em amor e para o amor.

Um coração incapaz de amar torna-se frágil e vulnerável diante dos gigantes, posto que os maiores gigantes não são os que estão fora, para alem de nós mesmos, mas os que estão dentro, os que hospedamos em nosso próprio coração. São estes os que mais nos ferem, nos golpeiam e traiçoeiramente nos surpreendem, levando-nos ao chão. As grandes batalhas se travam na alma, no coração... Muitos são os Golias... a inveja, as rivalidades, os desejos e as paixões incontroláveis, a ira, a cólera, a competição desumana, a mentira, a culpa, a amargura, o desamor, a inércia, o desânimo, a apatia, o ócio, a compulsão, estes, sim, sãos os mais poderosos e os mais desumanos de todos dos gigantes. E o pior é que às vezes dormimos com eles todas as noites... Nossos companheiros inseparáveis que sempre nos traem, mas insistimos em andar ao seu lado e a fazer do nosso próprio coração a sua morada.

O que você traz no seu peito? Um coração para abrigar os desejos, os sonhos e as intenções divinas? Um coração capaz de abrigar os sentimentos, as preocupações do Criador do Universo? Capaz de se compadecer... e ser depósito da Graça, da Misericórdia e da Ternura Infinita...

Texto extraído do livro "A Genealogia do Êxito" - Pr. Luciano Vilaça

Equipe Teia de Oração

Adriana

Friday, October 26, 2007

Produzindo uma escola de sábios


Produzindo uma escola de sábios


Cristo teve um nascimento indigno, e os animais foram suas primeiras visitas. Provavelmente, até as crianças mais pobres tem um nascimento mais digno do que o dele. Quando tinha dois anos, deveria estar brincando, mas já enfrentava grandes problemas. Era ameaçado de morte por Herodes. Poucas vezes uma criança frágil e inocente foi tão perseguida como ele. Fugiu com seus pais para o Egito, fez longas jornadas desconfortáveis, a pé ou no lombo de animais. Tinha uma inteligência incomum para um adolescente, sendo admirado aos 12 anos por doutores do templo. Todavia, tornou-se um carpinteiro, tendo de labutar para sobreviver.

Quando manifestou seus pensamentos ao mundo, causou grande turbulência. Foi amado por muitos, mas na mesma proporção foi perseguido, rejeitado e odiado por aqueles que detinham o poder político e religioso em sua época. Foi incompreendido, rejeitado, esbofeteado, cuspido e ferido física e psicologicamente. Cristo tinha todos os motivos para ser tenso, irritado, angustiado, revoltado. Em vez disso, expressava tranqüilidade, capacidade de amar, de tolerar, de superar seus focos de tensão e, como disse, até de fazer poesia da sua miséria.

Apesar de passar por tantas dificuldades ao longo de sua vida, era uma pessoa alegre, Talvez não exibisse largos e fartos sorrisos, mas era alegre no seu interior, provavelmente mais do que possamos imaginar. Pouco antes do seu martírio, manifestou o desejo de que os discípulos provassem da alegria que ele desfrutava, da alegria completa (João 14:28; 16:20-22). Há pessoas que tem bons motivos para serem felizes, mas estão sempre insatisfeitas, descontentes com o que possuem. Todavia, Cristo, apesar de ter todos os motivos para ser uma pessoa triste, se mostrava feliz e sereno.

Como é possível alguém que sofreu tanto desde a infância mostrar-se tão tranqüilo, capaz de não perder a paciência quando contrariado e de superar as contrariedades da vida com serenidade? Como é possível alguém que foi tão rejeitado e incompreendido fazer crer que não apenas era alegre, mas que também possuía uma fonte de alegria que poderia propiciar ao ser humano prazer e sentido existencial plenos? Cristo era um grande investidor em sabedoria. Seus sofrimentos o tornavam mais tranqüilo ao invés de mais tenso. As dores não o desanimavam nem causavam conflitos psíquicos como normalmente ocorre conosco.

Cristo demonstrava ser um excelente gerente dos seus pensamentos. Pela maneira como se comportava, pode-se concluir que, quando passava por frustrações e contrariedade, não gravitava em torno do estimulo estressante.

Conseqüentemente, seus pensamentos não ficavam hiperacelerados, mas aquietavam-se no palco de sua mente. Isso fazia, com que ele os administrasse facilmente e produzisse respostas calmas e inteligentes em situações tensas.

É difícil construir uma historia de prazer quando nossas vidas transcorrem num deserto. É difícil nos doarmos sem esperar o retorno das pessoas, não sofrermos quando elas não correspondem às nossas expectativas. É igualmente difícil administrar os pensamentos nos focos de tensão. Não conheço um psiquiatra ou psicólogo que tenha capacidade de preservar sua emoção de estresses e investir em sabedoria como Cristo. Ele foi o Mestre dos Mestres numa escola onde muitos intelectuais se comportam como fracos alunos.

“Feliz do homem que encontra a sabedoria...porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, melhor a sua renda do que o ouro mais fino.” Provérbios 3:13-14

Extraído do livro "Mestre dos Mestres" - Augusto Cury

Equipe Teia de Oração
Adriana

Thursday, October 25, 2007

Pessoas sábias

A sabedoria é uma virtude essencial para tomarmos as melhores decosões. A sabedoria não se confunde com erudição nem consiste no acúmulo de conhecimento adquirido ao longo da vida. A sabedoria necessária é aquela que "vem do alto", e não a dos sábios e dos poderosos deste século.

Procure pessoas que sejam sábias, pessoas dotadas de habilidade para julgar e avaliar aquelas situações que apresentam um certo grau de complexidade com imparcialidade, justiça e bom senso. Pessoas capazes de tocar e penetrar no âmago da situação ou do problema enfrentado. Pessoas que saibam avaliar as consequências e as implicações das situações envolvidas, capazes de enxergar e dimensionar as coisas obscuras com mais objetividade, clareza e amplitude. Alguém que "pela prática, tem as faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal" (Hb 5:14). Seja sábio, procure pessoas sábias!

Conhecimento e sabedoria longe de serem um,
Frequentemente não têm ligação entre si.
O conhecimento habita cabeças cheias de pensamentos
de outros homens.
A sabedoria mora em mentes atentas
A seus próprios pensamentos.
O conhecimento orgulha-se de ter aprendido tanto;
A sabedoria é humilde: sabe que pouco sabe.
(Autor desconhecido)

Texto extraído do livro "Como compreender a vontade de Deus" - Pr. Luciano Vilaça

Teia de Oração
Adriana

Tuesday, October 23, 2007

A Natureza da Sua Vontade


“É incomparável com a natureza do amor admitir a idéia, ou até mesmo, a possibilidade de que a vontade de Deus não seja sempre o melhor para nós. A vontade de Deus é sempre o melhor, independente da situação ou das circunstâncias que possamos vir a enfrentar. A vontade de Deus é sempre boa; não existe nela nenhuma sombra de injustiça, dolo ou desamor. A vontade de Deus é sempre agradável; ela sempre produzirá frutos pacíficos no coração daqueles que a realizam. A vontade de Deus é sempre perfeita; não existe a mínima possibilidade de julgarmos um outro caminho, ou uma outra opção, como sendo melhor ou mais apropriado. Ela é, ainda, libertadora, terapêutica e sempre promotora de vida e de liberdade, mesmo diante daquelas situações dolorosas e absurdas.

Se você se vê diante de portas fechadas, compreenda que elas não têm o propósito, ou a intenção, de destruí-lo, mas, antes, conduzi-lo a caminhos não percorridos, a picos mais altos; elas podem estar revelando o cuidado amoroso de Deus em protegê-lo e guiá-lo à sua direção e propósitos eternos. Esteja sempre consciente de que nem toda oposição aos nossos alvos, projetos e sonhos, ainda que nobres e legítimos, tem a sua causa primária nas forças adversárias da maldade.”

Extraído do livro “Como compreender a vontade de Deus” do Pastor Luciano Vilaça

Equipe Teia de Oração
Adriana

Monday, October 22, 2007

Devo optar por obedecer a Deus na fé


Todas as vezes que você confia na sabedoria de Deus e faz tudo o que ele diz, mesmo sem compreender, você aprofunda sua amizade com ele. Normalmente, não consideramos a obediência como características da amizade, ela é reservada para o relacionamento com pai, chefe ou oficial superior; não um amigo. Entretanto, Jesus deixou claro que a obediência é uma condição para obter intimidade com Deus. Ele disse: Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Obedecemos a Deus, não por obrigação, medo ou imposição, mas porque o amamos e confiamos que ele sabe o que é melhor para nós. Queremos seguir a Cristo em virtude da gratidão que sentimos por tudo que ele nos fez, e quanto mais de perto nós o seguimos, mais intensa a nossa amizade se torna.

Os incrédulos, normalmente pensam que os cristãos obedecem por obrigação, culpa ou medo de ser punidos, mas o oposto é que é verdadeiro. Por termos sido perdoados e libertos, obedecemos por amor – e nossa obediência nos traz grande alegria! Jesus disse: Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

Repare: Jesus espera que façamos somente o que ele fez com o Pai. Seu relacionamento com o Pai é o modelo para nosso relacionamento com ele. Jesus fez tudo que o Pai pediu que ele fizesse graças ao amor.

A verdadeira amizade não é indolente; ela age. Quando Jesus nos pede que amemos os outros, ajudemos os necessitados, dividamos nossos recursos, conservemos nossa vida limpa, perdoemos e levemos outros a ele, o amor nos estimula a obedecer imediatamente.

Somos freqüentemente desafiados a fazer “grandes coisas” para Deus. Na realidade, Deus fica mais satisfeito quando fazemos pequenas coisas para ele por amor. Elas podem passar despercebidas de outras pessoas, mas Deus as observa e as considera atos de adoração.

Grandes oportunidades podem acontecer uma única vez durante toda vida, mas pequenas oportunidades nos cercam todos os dias. Mesmo por um simples ato, como dizer a verdade, ser gentil e animar os outros, trazemos um sorriso à face de Deus. Deus guarda simples atos de obediência como se fosse um tesouro, mais do que orações, louvores ou ofertas. A Bíblia diz: O que agrada mais o Senhor: holocaustos e sacrifícios ou obediência à sua voz? É melhor obedecer do que sacrifcar.

Extraído do livro “Uma vida com propósitos” – Rick Warren

Minha oração é que sejamos sensíveis as Palavras do Senhor, que cada palavra dita por Ele não nos passe despercebidas, e sim que captemos cada uma com intuito de trazê-las as nossas vidas.

Deus abençoe a todos.

Equipe Teia de Oração
Adriana

Sunday, October 21, 2007


“Todos estes morreram na fé, sem ter obtido promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. [...] Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” Hb 11:13, 16

“Esta aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”.
Jr 31:33, 34

Creio que todos nós sentimos saudades de um mundo perfeito que nunca chegamos a conhecer. Todos temos uma resistência natural contra o sofrimento. Lá no fundo, sabemos que, quando experimentamos a dor, algo errado está acontecendo. É como se tivéssemos a consciência de que há uma realidade que desejamos sem tê-la experimentado antes. Falta alguma coisa, há algo de estranho nesse mundo. Não pode ser só o que vemos com nossos olhos mortais. É o que afirma o sábio: “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez” Ec 3:11.

Isso que chamo de “saudade surreal” é uma denúncia persistente de nosso sentimento de inadequação neste mundo imperfeito. Está lá, dentro de nós, esperando algum momento de silêncio para se tornar consciente. Talvez muita gente viva de forma intensa exatamente para não ter de ouvir essa “voz”, que só se ouve no silêncio da reflexão. O autor do livro endereçado aos hebreus diz que somos peregrinos e estrangeiros nesta terra, buscando uma pátria celestial. Quem vive neste mundo suspirando por essa pátria superior é o tipo de gente qual Deus não se envergonha. Deus concorda que muita coisa ainda precisa ser mudada.

“Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir” Hb 13:14.

Equipe Teia de Oração
Adriana

Thursday, October 18, 2007

O mais alto patamar de amor, tolerância e respeito humanos


"Coloque dez alunos numa universidade. Durante três anos e meio, que foi o tempo que Cristo passou com seus discípulos, tente ensiná-los a se amarem uns aos outros. Dê palestras, promova debates e conduza esses alunos a lerem todo tipo de literatura sobre o amor. Veja o resultado. Provavelmente, no final desse período, eles não estarão se amando, mas guerreando uns contra os outros, discutindo quem tem mais conhecimento sobre o amor, quem discorre melhor sobre ele. Serão mestres no discurso sobre o tema “amor”, mas dificilmente aprenderão a mais difícil de todas as artes, a de amar. Aprendê-la exige mais do que cultura e eloqüência.

Cristo tinha uma meta tão elevada sobre o amor, que tanto seu discurso como suas atitudes ultrapassavam os limites da lógica psicológica. Certa vez, disse: “Ouvistes o que foi dito: amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém vos digo: Amai os vossos inimigos o orai pelos que vos perseguem... Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis?” (Mateus 5 44). Com estas palavras, Cristo atingiu os limites mais altos e, ao mesmo tempo, mais impensáveis do amor, da tolerância e do respeito humano.

Como é possível amar os inimigos? Quem tem estrutura emocional para isso? Como é possível amar alguém que nos frustrou, nos decepcionou, falou injustamente contra nós? Algumas pessoas não conseguem amar nem a si mesmas, pois não tem o mínimo de auto-estima, vivem se destruindo com sentimentos de culpa e inferioridade. Outras amam seus inimigos, mas com uma emoção frágil e sem raízes, pois, ao mínimo sinal de frustração, os excluem de suas vidas. Outras ainda tem uma emoção mais rica e estável e constroem amizades duradouras que suportam os invernos existenciais. Todavia, são incapazes de amar alguém além do seu círculo de amigos, por isso são exclusivistas, não aceitam intrusos em seu grupo social.

Se nosso amor é muitas vezes condicional, instável e exclusivista, como é possível amar os inimigos? Nenhum humanista chegou a tal ambição... Somente uma pessoa que é apaixonada pela vida e pelo ser humano e, além disso, é tranqüila e segura supera com dignidade as frustrações sociais e gerencia com exímia habilidade seus pensamentos nos focos de tensão. Somente alguém assim pode viver o padrão proposto por Cristo, pode ser livre em sua emoção, pode ter possibilidades de amar as pessoas que aborrecem."

“Aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração”. Mateus 11 29

Extraido do livro "Mestre dos Mestres" - Augusto Cury

Que possamos aprimorar e aprender a amar uns aos outros assim como Cristo nos amou e nos ama.

Equipe Teia de Oração
Adriana

Wednesday, October 17, 2007

Faça do Amor o seu mais alto objetivo


Não há substituto para o amor.
Se você tem amor, então você tem tudo.
O amor é o antídoto e tudo o que precisamos.
O amor sempre vence.
Somente um amor como o de Deus pode trazer à tona o melhor que há em nós.
O amor volta com vida quando você o doa.
Com a ajuda de Deus, seu amor pode ser tão bonito quanto você pode torná-lo.
Não há canção até que seja entoada. Não há sino até que seja tocado. Não há amor até que seja doado.
O amor pode mudar a atitude.
Quando você doa amor, este gesto não ajuda apenas a outros, mas, também cura você.

O amor de Deus é o maior:
É sem limites.
É suficiente.
É de confiança.
É contínuo.
O amor de Deus pode fazer diferença em nossas vidas! Não amanhã, mas hoje mesmo, começando neste exato momento.
Não há nada que não possa ser vencido com o amor de Deus!!

Um vendedor estava longe de casa, viajando por uma estrada desconhecida. De repente, ele chegou próximo a um celeiro que tinha um grande olho de búfalo pintado no meio da parede. Ele mal podia acreditar no que via. Lá no meio do olho estavam centenas de flechas. Enquanto ele passava pela estrada, a curiosidade o tomou de vez. Ele virou o carro e se dirigiu para o local do celeiro, a fim de dar uma outra olhada. Então, encontrou uma casa de fazenda bem próxima dali. Foi até lá e encontrou o fazendeiro. Depois de ter feito um pouco de amizade, ele disse: “Diga-me uma coisa, quem foi o excelente atirador que atirou todas aquelas flechas dentro do olho do búfalo?”. O fazendeiro, quase gargalhando, explicou: “Este foi um trabalho de um bobalhão da vila. Ele se achegou, atirou as flechas de um lado do celeiro e depois subiu lá, e pintou o olho do búfalo para criar falsa aparência de que era um grande atirador”.

Muitas vezes, nós agimos assim em nossas vidas. Fazemos de tudo, menos praticar verdadeiramente o amor. Estamos sempre dizendo para nós mesmos que estamos acertando olho do búfalo e, na verdade, estamos nos enganando.

Seja o que for que você acumule ou alcance, se não houver amor, o que lhes restará? Há muitas coisas boas que uma pessoa pode fazer, mas sem amor, que coisa boa há nisso?

Meu primeiro objetivo, meu mais alto alvo, que traz o verdadeiro sentido à minha vida hoje – diferente do que foi no passado, - é o amor. Não importa o que fizer, faça do amor seu mais alto objetivo.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”
1 Cor 13:13

Equipe Teia de Oração
Adriana

Tuesday, October 16, 2007


Os discípulos de Cristo, quando ele os chamou, comportavam-se como qualquer ser humano: discutiam, se irritavam e viviam apenas para satisfazer suas necessidades. Mas o mestre queria que eles reescrevessem paulatinamente suas histórias, uma história sem disputas, sem discriminação, sem agressividade, uma história de amor.

Cristo tinha metas ousadíssimas, mas só propunha aquilo que vivenciava. Ele amou o ser humano incondicionalmente. Foi dócil, gentil e tolerante com seus mais ardentes opositores. Amou quem não o amava e se doou para quem o aborrecia. O amor era a base da sua motivação para avaliar a dor do outro. Quem possui uma emoção tão desprendida?

Quando sofremos uma ofensa, no começo ela nos perturba, mas com o tempo nos psicoadaptamos e pouco sofremos com ela. O mesmo pode ocorrer com a afetividade nas relações humanas. Com o passar do tempo, se o amor não for cultivado, nos adaptamos uns aos outros e deixamos de amar.

Quem ama vive a vida intensamente.
Quem ama extrai sabedoria do caos.
Quem ama tem prazer em se doar.
Quem ama aprecia a tolerância.
Quem ama não conhece a solidão.
Quem ama supera as dores da existência.
Quem ama produz um oásis no deserto.
Quem ama não envelhece, ainda que o tempo sulque o rosto.
O amor transforma miseráveis em ricos.
A ausência do amor transforma ricos em miseráveis.
O amor é uma fonte de saúde psíquica.
O amor é a expressão máxima do prazer e do sentido existencial.
O amor é a experiência mais bela, poética e ilógica da vida.
Cristo discursava sobre a revolução do amor...

Irmãos, que possamos amar uns aos outros assim como Cristo nos amou! Que possamos crescer nesse Amor e fazê-lo frutificar, para que no futuro, possamos dizer que valeu e que vale a pena a caminhada com o Senhor, que possamos fazer brotar esse Amor em outros coraçãos.
É o desejo do meu coração.

Deus abençoe a todos e faça transbordar e renovar esse Amor em todos nós.

Equipe Teia de Oração
Adriana

Saturday, October 13, 2007

Um lindo dia de sol


Em nosso país, um dia ensolarado exerce uma influência muito positiva sobre nossas emoções. Basta, por exemplo, que um dia de folga amanheça iluminado para que as pessoas se encham de alegria e comecem a fazer planos para aproveitar o calor.

Enquanto você também vai desfrutando deste lindo dia, gostaria de fazê-lo pensar um pouquinho na pessoa responsável por toda essa beleza: Deus, nosso Pai.

Ele criou os planetas, as montanhas, o mar, as plantas, os animais e todos os seres humanos, incluindo você. O Criador do Universo quer que você seja feliz e tenha dias sempre maravilhosos.

Ele deseja que você tenha vida eterna e more em um novo céu e uma nova terra que está preparando. Um lugar muito mais bonito do que este, onde sempre haverá alegria.

Ele tem preparado cenários muito mais bonitos na eternidade, para aqueles que vão herdar a vida eterna, ou seja: Para aqueles que entregam suas vidas a Jesus Cristo e O aceitaram como Senhor e Salvador. Para aqueles que pediram ao Messias que entrasse em suas vidas, perdoasse todos os seus pecados e os tornasse novas criaturas.

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam". 1 Cor 2.9

Equipe Teia de Oração

Wednesday, October 10, 2007

Compreendendo Romanos 8. 28,29


Essa é uma das passagens bíblicas mais incompreendidas e erroneamente citadas. Ela não diz: “Deus faz tudo que saia da forma que eu quero”. É lógico que isso não pode ser verdade. Também não diz: “Deus faz tudo que na terra acabe com um final feliz”. Isso também não é verdade. Existem muitos finais infelizes sobre a terra. Vivemos em um mundo caído. Somente no céu tudo é perfeito, da forma que Deus quer. É por isso que temos que orar: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Para compreender inteiramente Romanos 8. 28,29, você deve examinar frase por frase:

“Sabemos...” Nossa esperança em tempos difíceis não é fundamentada em pensamentos positivos, em anseios ou em um otimismo natural. É uma certeza que se baseia na verdade de que Deus tem pleno controle do Universo e ama todos nós.

“..que Deus age...” Há um Grande Projetista por trás de tudo. Nossa vida não é resultado de um acaso fortuito, destino ou sorte. Existe um plano-mestre. A história pertence a Deus. É Deus quem controla o leme. Nós cometemos erros, mas Deus jamais. Deus não pode cometer um erro – porque ele é Deus.

“...em todas as coisas...” O plano de Deus para nossa vida envolve tudo que nos acontece – erros, pecados e mágoas. Ele inclui doenças, dívidas, acontecimentos infelizes, divórcio e a morte de pessoas queridas. Deus pode fazer o bem aflorar da pior perversidade. Ele fez isso no Calvário. Não de forma isolada ou independente; os fatos de sua vida agem em conjunto, conforme o plano de Deus. Não são atos isolados, mas partes interdependentes do processo que o tornarão semelhante a Cristo. Para fazer um bolo, você utiliza farinha, sal, ovos crus, açúcar e óleo. Comidos isoladamente, cada ingrediente é bastante desagradável ou mesmo amargo. Mas asse-os juntos, e se tornarão deliciosos. Se você der a Deus todas as suas experiências horríveis e desagradáveis, ele as misturará para que se tornem agradáveis.

“...para o bem...” Isso não quer dizer que tudo na vida seja bom. Grande parte do que acontece no nosso mundo é mau e cruel, mas Deus é especialista em extrair o bem de tudo isso. Na genealogia oficial de Jesus Cristo, existem quatro mulheres listadas: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. Tamar seduziu seu sogro para engravidar. Raabe era prostituta. Rute nem mesmo era judia, e infrigiu a lei casando com um judeu. Bate-Seba cometeu adultério com Davi, o que acabou causando o assassinato do marido. Não são exatamente reputações excelentes, mas Deus fez que o bem resultasse do mal, e Jesus veio através dessa linhagem. O propósito de Deus é maior que nossos problemas, nosso sofrimento e até mesmo nossos pecados.

“...daqueles que o amam e são chamados...” Essa promessa é somente para os filhos de Deus, não para todos. Todas as coisas contribuem para o mal daqueles que vivem em oposição a Deus, insistindo em seguir o próprio caminho.

“...de acordo com o seu propósito...” Que propósito é esse? É que sejamos “iguais a seu Filho”. Tudo que Deus deixa acontecer na nossa vida é permitido por causa desse propósito!
Texto extraído do livro: “Uma vida com propósitos”, Rick Warren


Equipe Teia de Oração

Tuesday, October 9, 2007


“Quem cuida apenas da estética do corpo e descuida do enriquecimento interior vive a pior solidão, a de ter abandonado a si mesmo em sua trajetória existencial. As pessoas que vivem preocupadas com cada grama de peso fazem de suas vidas uma fonte de ansiedade . Elas tem grande dificuldade de superar as contrariedades, as contradições e os focos de tensão que surgem na trajetória existencial.

A ditadura dos focos de tensão torna o ser humano uma vítima de sua história, e não um agente construtor dela, um autor que reescreve seus principais capítulos. É mais fácil sermos vítimas do que autores de nossa história. Muitas pessoas são marionetes das circunstâncias da vida, não conseguindo redirecionar e repensar suas histórias.

Cristo via as dores da vida sob outra perspectiva. Enfrentava as contrariedades sem desespero, não tinha medo da dor nem das frustrações pelas quais passava. Muitos o decepcionavam, até os seus íntimos discípulos o frustravam, mas ele absorvia aquelas frustrações com tranqüilidade. Como mestre da escola da existência, treinava continuamente seus discípulos para superarem seus focos de tensão, para enfrentarem seus medos e seus fracassos. Assim, poderiam reescrever suas histórias e corrigir suas rotas com maturidade.

Certo dia, Jesus teve um diálogo curto e cheio de significado com seus discípulos. Disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, Eu venci o mundo". Ele reconheceu que a vida humana é sinuosa e possui turbulências inevitáveis, encorajou seus íntimos a não se intimidarem diante das aflições da existência, mas se equiparem com o ânimo e determinação para superá-las. Disse que tinha vencido o mundo, superado as intempéries da vida, o que indica que ele não vivia sua vida de qualquer maneira, mas com consciência, com metas bem estabelecidas, como se fosse um atleta.”

Extraído do livro: O Mestre dos Mestres de Augusto Cury

Equipe Teia de Oração

Saturday, October 6, 2007

A conduta nas perseguições

“Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.” - I Pedro 4:19

Amados,

A Paz de Cristo. A Palavra de Deus ensina que não devemos ter vergonha de sofrer como Cristo e nem devemos diminuir nossa estima em relação a isso, mas também ensina que devemos evitá-lo uma vez que, como humanos, temos a nossa condição falha e fraca de sentir coisas assim. Fico preocupado com certos movimentos em que os líderes pregam que o convertido em Cristo Jesus jamais terá problemas e que tudo, inclusive financeiramente, prosperará. Sabemos que não é bem assim e as teorias de prosperidade não devem ser levadas em conta pois como bem disse o nosso Salvador:

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

Isso já demonstra que as perseguições estarão presentes, constantes mas, sendo firmes na fé e na crença em nosso Pai de Amor, tenham certeza que tudo isso será temporário. Mas não no tempo de algum homem ou “profeta” mas porque o nosso Criador assim o determinou. E, por isso, digo. Estar com Deus é o melhor caminho, o único que te dá a paz que nenhum homem ou dinheiro pode oferecer.

Oração:

Aceita Pai amado este louvor que presto a Ti. Tu sabes dos meus pecados. E te peço perdão por isso. Em nome de Jesus Cristo, quero estar Contigo Senhor Deus. Abençoa-nos e perdoa os nossos pecados. Em nome de Jesus Cristo.

Uma grande semana a todos e fiquem com Ele.

Fabio Azevedo
Teia de Oração – Brasil Sul

Friday, October 5, 2007

A conduta da igreja de Cristo


"E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a benção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a." I Pe 3, 8-11

Cristo mostra o que há de errado com as igrejas e o que é necessário fazer. O que merece elogio, Ele elogia e o que Ele vê de errado, sofrerá a justiça de Dele, mas só Ele é capaz de julgar.Em sua sabedoria infinita Cristo julga tanto os motivos quanto a CONDUTA exterior. Ele lê o coração e a mente, Ele sabe com qual espírito tudo é feito. "Todavia, a mim muito pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tão pouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado; pois quem me julga é o Senhor", 1 Coríntios 4:3-4. Queridos, a Igreja somos nós, e a conduta é nossa, vamos consagrar nossas vidas no altar do Senhor, vamos ser testemunhas do seu amor, vamos amar nossos irmãos como a nós mesmos, pois se não conseguimos amar a nosso irmão que está ao nosso lado, como vamos amar ao Senhor que não vemos? Tudo sem amor é em vão... Pense nisso!

Vamos entender o que a palavra “cristão” significa: A palavra “cristão” como é usada na bíblia é um apelido. E este apelido referia-se aos crentes que andavam de uma forma digna. A conduta (dentro da família e da sociedade), a transformação interior e exterior, suscediam a profissão de fé destes crentes. Tamanha era a transformação que se tornavam impossíveis de não serem notados. Então a própria sociedade, testemunhando esta transformação, chamava-os de "cristãos". Assim, ser apelidado de cristão seria uma grande honra a qualquer crente.A nossa conduta amados, não é somente dentro da Igreja, mas também em nosso trabalho, na faculdade, na conversa com os nossos amigos; Deus requer de nós muito mais que pensamos, Ele que uma vida de consagração. Não vamos perder o foco que é Jesus em nossas vidas, vamos ser testemunhas fiéis de seu amor, Ele merece, Ele morreu por você, morreu por nós.

Um dia abençoado pra você.

Viviane Albernaz
Teresópolis/RJ

Thursday, October 4, 2007

A vida exemplar cristã: deveres para com os não crentes e para com as autoridades


“Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos, como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.” I Pedro 2:11-17.

O Senhor nos chama de raça eleita, nação santa, povo da propriedade de Deus, povo escolhido. Não apenas Ele, mas o mundo espera ver em nós um comportamento diferente, exemplar, estamos todos misturados, mas devermos agir como escolhidos, separados, ser identificados em meio à multidão como filhos e servos do Deus Vivo. E é assim que tem sido para muitos, àqueles que possuem o caráter de Cristo são automaticamente percebidos, e as pessoas precisam e esperam ver esta diferença nos cristãos, buscam em nós a verdade, a amizade, o amor, palavras de consolo, de sabedoria, mansidão, coisas que só a Presença de Deus pode expressar.

A palavra do Senhor na citação acima nos diz que com esta conduta, com nosso testemunho, faremos emudecer a ignorância dos insensatos. Para tanto é necessário abstermos das coisas da carne e buscarmos mais e mais as coisas do espírito, afinal de contas, somos Templo do Espírito Santo de Deus e é a Sua Presença que deve ser refletida em nós.

Amados, a começar em mim, que possamos levar o Amor de Cristo onde quer que estejamos, e se for preciso, só se for extremamente necessário, usemos de palavras.

Oração: Pai amado dá-nos o discernimento necessário para entender e viver cada vez mais a tua palavra em nossas vidas, que possamos refletir o Teu amor e a Tua verdade. Queremos ser apenas instrumentos em tuas mãos, dignos de sermos reconhecidos como servos Teus, fica conosco, molda-nos, eu te peço em nome de Jesus. Amém.

Mônica Duquini
Equipe Teia de Oração
Recife - Brasil

Wednesday, October 3, 2007

Separados como povo de Deus


“Vós, porém,sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. I Pedro 2.9

Graça e paz amados.

Como é maravilhoso sabermos que somos escolhidos e separados como povo de Deus, como raça eleita, nação santa, propriedade exclusiva do Senhor.

Louvo a Deus por ter sido separada para Honra e Louvor do nome do Senhor Jesus, e sei que somos povo de Deus, pois as suas misericórdias se renovam sobre as nossas vidas todos os dias.Jesus Cristo se deu por nós, para a remissão dos nossos pecados, e para que pudéssemos ser chamados de filhos, como menciona a Palavra de Deus:

“O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”. Tito 2.14

Se somos raça eleita, e povo escolhido do Senhor não devemos somente nos limitar com aqueles que sabemos ser escolhidos também, e sim pensar naqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer esta Graça Salvadora.

Amados que venhamos a falar do amor de Cristo a nossa família, aos amigos, vizinhos, familiares e companheiros de trabalho.
Nesta segunda-feira estive na igreja, e durante o culto um irmão nosso nos trouxe uma palavra muito interessante, pois ele mencionou a importância de se falar de Jesus onde quer que seja. Ele, por exemplo prega dentro de trens e metrôs aqui na cidade de São Paulo.
O interessante foi perceber os testemunhos vivenciados por este irmão que com grande autoridade e ousadia de Deus tem marcado a diferença e tocado muitos corações nos vagões dos trens e metrô. Durante a mensagem Ele mencionou algo:
- Queridos eu fui chamado para fazer este trabalho, gosto muito de falar ao público com as pessoas, mostrar a elas a Graça e o amor de Jesus Cristo. Tenho tido diversas experiências e chamado as pessoas a povoarem o céu juntamente conosco que já somos separados. O que percebo é que precisamos olhar ao nosso redor, e ver que existem muitas pessoas necessitadas também do amor de Cristo!

Apreendi muito com alguns testemunhos deste irmão, pois para Ele pregar em metrô, trem e ônibus é algo normal, pra mim já não. Mas percebi que tenho outras habilidades dadas por Deus que me servem como arma de evangelismo, muitas vezes uma forma de carinho expresso em palavras as pessoas que não conhecem a Cristo podem marcar a diferença.

Que hoje e eu você percebamos quais armas temos em mão, para levar mais pessoas a Graça Salvadora de Cristo, e a alcançar o maior número de pessoas a serem também chamadas como raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.

Deus abençoe a todos.

Juliana Albino

Equipe Teia de Oração

Tuesday, October 2, 2007

Refletindo o caráter do Pai


“porquanto está escrito: Sedes santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1 16

É maravilhoso poder olhar para DEUS e saber que ELE é o nosso Pai. Eu gosto de observar crianças e sempre que posso, tento falar algo que eu acho que meu pai faz muito bem, como ele é inteligente e sempre tem as respostas e sabe fazer tudo!
Indubitavelmente, as crianças ao meu redor começam a falar de como seus pais também são “super pais” e que eles também sabem todas as coisas, ainda melhor do que o meu pai!
Ao observar tais crianças, você pode notar que muitas características mencionadas estão estampadas nessas crianças. Filhos querem ser como seus pais.
Há uma canção que eu gosto que diz: “Deus faça-me parecido contigo, porque meu filho, quer ser igual a mim” Essa pode ser a nossa oração diária.

A passagem de hoje nos diz do caráter do nosso Pai celestial e como é maravilhoso, como seus filhos podem refletir algo bom que recebemos do nosso Pai. Deus nos adotou, como seus filhos e o preço pago por nós foi muito alto! O nosso pai é SANTO e Nele não há nenhum pecado, nada errado. Ele nos diz para sermos santos também, e nos da a força necessária para alcançarmos esse objetivo a cada dia.

Viva a cada dia para que o bom nome do DEUS, seja exaltado a cada vez que alguém estiver em contato com você!

Que DEUS lhes abençoe

Grace Fragoso

Equipe Teia de Oração